quarta-feira, 17 de março de 2010

Car-puccino: ingleses inventam carro movido a café!



O nome é genial: Car-puccino. E a ideia é original: um carro movido a café! O veículo inusitado foi desenvolvido pela equipe de cientistas do programa "Bang Goes The Theory", da BBC1, que usou um Volkswagen Scirocco 1988 para criar a engenhoca. O veículo foi escolhido porque se parece com o DeLorean do clássico filme "De volta para o futuro" - movido a plutônio.

Tal como madeira e carvão, o café também apresenta certa quantidade de carbono que pode ser usada como combustível. O produto é colocado em um cilindro de gás e, sob alta temperatura, quebra-se em hidrogênio e monóxido de carbono. Eureca!

Mas que ninguém se anime que foi descoberta uma alternativa barata para a gasolina. Para usar o Car-puccino se gasta entre 25 a 50 vezes o que se gastaria para abastecer normalmente em um posto com derivados de petróleo.

A equipe do programa calcula que o Car-puccino faça cerca de 5 quilômetros por quilo de café em grãos - ou seja: o carro bebe 56 expressos a cada 1,5 quilômetro! Uma viagem de Manchester a Londres vai consumir 11.760 expressos!

Além disso, os criadores do carro cafeinado precisarão parar a cada 90 quilômetros para limpar os filtros de café. E, talvez, tomar um cafezinho na parada na estrada.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário